TESTE DE SUPRESSÃO DO GH COM GLICOSE

Código:

TSGHGLICOS

Sinônimo:

Curva de HGH após glicose

Material:

Soro congelado

Volume:

1,0 mL

Método:

Eletroquimioluminescência

Volume Lab:

1,0 mL

Rotina:

Diária

Resultado em:

Interferentes:

Ictéricia (concentrações de bilirrubina acima de 200mg/L), Hemólise (concentrações de hemoglobina acima de 512mg/dL) e Lipemia (concentrações de triglicerídeos acima de 3000 mg/dL). Resultados falso-positivos podem ser observados em portadores de diabetes mellitus, doença hepática e doença renal, assim como na adolescência e na anorexia nervosa. Já falso-negativos podem ocorrer em alguns casos de acromegalia, sendo por isso necessário analisá- los em conjunto com a dosagem de fator de crescimento símile à insulina tipo I (IGF-I) e com base nos dados clínicos do indivíduo em questão.

36 horas

Temperatura:

Congelado

Estabilidade da amostra:

Ambiente

Refrigerado

Freezer

Hora

Hora

Hora

0

0

672

Coleta:

Jejum necessário de 8 horas. Para crianças, ficam estabelecidos os seguintes intervalos de jejum: Menores de 1 ano: Intervalo entre as mamadas (jejum de 3 horas) Crianças de 1 a 4 anos: 6 horas de jejum Crianças a partir de 5 anos: Igual critério para adultos(8 horas). -Realizar Punção venosa com cateter e repouso de 20 minutos. Coletar a amostra basal. Administrar via oral 75 g de glicose em adultos ou 1,75 g/kg de peso em crianças até 42kg. Deverá ser ingerida rapidamente (5 minutos). Coletar amostras de soro nos tempos 30, 60, 90 e 120 minutos ou conforme orientação médica. Dosar HGH em todas as amostras. Manter o cliente em repouso relativo. Pode apresentar náuseas e quando seguida de vômitos, suspender a prova. -Não realizado em pacientes pos cirurgia bariátrica. **** Importante **** Volume mínimo de 580 uL

Interpretação:

Uso: avaliação de casos com suspeita de hipersecreção autônoma de HGH. Até 10% dos indivíduos com excesso de HGH (acromegalia) apresentam valores basais de GH dentro dos parâmetros da normalidade. O excesso de GH pode ser estabelecido medindo-se a resposta de HGH após resposta de sobrecarga de glicose. Os níveis de HGH devem baixar até cerca de 2,0 ng/mL após esta supressão com carga de glicose. A incapacidade de supressão é geralmente observada em pacientes com acromegalia, embora resultados alterados também possam ser vistos em doença hepática, doença renal crônica, diabetes mellitus não controlada, desnutrição, síndrome de Laron, tirotoxicose ou ingestão de L-dopa.

Referência:

Masculino: até 3,0 ug/L
Feminino: até 8,0 ug/L

1 ng/mL = 1 ug/L