
TESTE DE ESTÍMULO DE PROLACTINA APÓS TRH
Código:
TEPROLTHR
Sinônimo:
Estímulo de prolactina após TRH
Material:
Soro
Volume:
1,0 mL
Método:
Eletroquimioluminescência
Volume Lab:
1,0 mL
Rotina:
Diária
Resultado em:
Interferentes:
Ictéricia (concentrações de bilirrubina acima de 20mg/dL), Hemólise (concentrações de hemoglobina acima de 500mg/dL) e Lipemia (concentrações de triglicerídeos acima de 1000mg/dL)
36 horas
Temperatura:
Refrigerado
Estabilidade da amostra:
Ambiente
Refrigerado
Freezer
Hora
Hora
Hora
8
48
240
Coleta:
Após jejum de 4 - 8 horas, punção venosa com cateter e repouso de 20 minutos. Coletar amostra basal. Administrar TRH - Hormônio liberador de tireotrofina (200 ug) via endovenosa (infusão em 30 segundos). Coletar amostras de soro nos tempos 15, 30, 45 e 60 minutos. Logo após a administração da medicação, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais por alguns segundos, como urgência miccional, náusea, calor no rosto e no corpo, gosto estranho na boca, aperto no peito, sudorese e tontura. Este exame é realizado somente com solicitação médica. Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. **** Importante **** Volume mínimo de 540 uL
Interpretação:
Uso: avaliação das reservas de TSH e prolactina; avaliação da supressão do TSH por hormônios tireoidianos; confirmação de hipertireoidismo endógeno; monitoramento da terapêutica de supressão hormonal. O TRH é um hormônio liberador de tirotropina sintético, com potente atividade estimuladora da liberação de prolactina e TSH. O principal uso deste teste é a avaliação de pacientes com suspeita de insuficiência pituitária, freqüentemente combinada com teste de liberação de gonadotropinas. Em indivíduos normais, o TSH plasmático sobe rapidamente após a administração de TRH. Em pacientes com tirotoxicose, hipotireoidismo secundário ou insuficiência pituitária primária, há resposta reduzida devido à supressão do feedback da via pituitária. Os níveis de prolactina normalmente devem subir de 2 a 3 vezes o valor basal. Respostas de TSH insuficientes também podem ocorrer em doenças como depressão, síndrome de Cushing, acromegalia e uso de medicamentos.
Referência:
Resposta normal: pico maior que 20 ng/mL e valores
3 vezes o basal aos 30 minutos.
