PEPTÍDEO NATRIURÉTICO
Código:
BNP
Sinônimo:
Peptideo Natriurético Cerebral
Material:
Plasma com EDTA
Volume:
2,0 mL
Método:
Quimioluminescência
Volume Lab:
2,0 mL
Rotina:
Diária
Resultado em:
Interferentes:
Ictéricia (concentrações de bilirrubina acima de 250mg/L), Hemólise (concentrações de hemoglobina acima de 100mg/dL) e Lipemia (concentrações de triglicerídeos acima de 800mg/dL)
24 horas
Temperatura:
Congelado
Estabilidade da amostra:
Ambiente
Refrigerado
Freezer
Hora
Hora
0
24
640
Coleta:
Jejum não necessário. Plasma: Realizar coleta utilizando o tubo EDTA (tubo roxo), homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte (tampa branca) de material e congelar a mesma. O processo deverá ser realizado rapidamente após a coleta. Anotar uso de medicamentos. Encaminhar amostra sob congelamento, de -8° a -30 ° C.
Interpretação:
Uso : diagnóstico , prognóstico e tratamento da insuficiência cardíaca crônica (ICC). O proBNP, composto por 108 aminoácidos, é secretado principalmente pelo ventrículo, neste processo, sofre uma clivagem em BNP (77-108) fisiologicamente ativo e no fragmento N-terminal, NT-proBNP (1-76). A insuficiência cardíaca crônica é um síndrome clínico provocado pela limitação da função cardíaca de bombeamento. A gravidade da insuficiência cardíaca é classificada por fases, com base nos sintomas ( classificação de New York Association - NYHA ). Para o diagnóstico da insuficiência ventricular esquerda são utilizados testes clínicos e meios complementares de diagnósticos, como a imagiologia. Indicações: Insuficiência cardíaca crônica, insuficiência ventricular esquerda Interpretação clínica: O significado clínico dos peptídeos natriuréticos no controle da função do aparelho cardiovascular foi demonstrado e estudos iniciais revelam que os peptídeos natriuréticos podem ser utilizados para o diagnóstico de problemas associados a insuficiência ventricular esquerda. Nos indivíduos com insuficiência ventricular esquerda, as concentrações séricas e plasmáticas do BNP aumentam. As alterações registradas na concentração do NT-proBNP podem ser utilizadas para avaliar o sucesso do tratamento em doentes com insuficiência ventricular esquerda. Além desta aplicação pode ser útil para verificar se os sintomas têm causas cardíacas ou não cardíacas. Sugestão de leitura complementar: P. R. Kalra, S. D. Anker, A. D. Struthers and A. J. S. Coats. The role of C-type natriuretic peptide in cardiovascular medicine. European Heart Journal (2001) 22, 997-1007. Mano, Reinaldo. Manuais de Cardiologia - Temas comuns da Cardiologia para médicos de todas as especialidades - Insuficiência Cardíaca - Avaliação Clínica e Prognóstico. (1999)
Referência:
Inferior a 100 pg/mL