CYFRA 21-1

Código:

CYFRA

Sinônimo:

Material:

Soro

Volume:

2,0 mL

Método:

Eletroquimioluminescência

Volume Lab:

2,0 mL

Rotina:

Diária

Resultado em:

Interferentes:

Ictéricia (concentrações de bilirrubina acima de 65mg/dL), Hemólise (concentrações de hemoglobina acima de 1,5g/dL) e Lipemia (concentrações de triglicerídeos acima de 1500mg/dL). As amostras não devem ser colhidas em pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (i.e. > 5 mg/dia) até no mínimo 8 horas após a última administração de biotina.

15 dia(s)

Temperatura:

Refrigerado

Estabilidade da amostra:

Ambiente

Refrigerado

Freezer

Hora

Hora

Hora

2

48

0

Coleta:

Jejum não obrigatório; - Coletar amostra em tubo gel; - Aguardar 30 min para retração do coagulo; - Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.

Interpretação:

Fragmento da citoqueratina 19, é sintetizado por vários tecidos, principalmente os pulmões, sendo utilizado como marcador tumoral. Indicações: Marcador tumoral de câncer de pulmão. Interpretação clínica: Permite separar doenças benignas de doenças malignas do pulmão com uma especificidade de 95% e é o principal marcador para carcinomas não pequenas células. Pode também estar elevado em pneumonia aguda, tuberculose e doenças pulmonares intersticiais, cirrose hepática e insuficiência renal. O limite de Cutoff é de 3,3 ng/ml. Sugestão de leitura complementar: Jin Hur, Hye-Jeong Lee, Ji Eun Nam, et al. Additional diagnostic value of tumor markers in cytological fluid for diagnosis of non-small-cell lung cancer. BMC Cancer. 2012; 12: 392-402

Referência:

O limite de Cutoff é de 3,30 ng/ml
A especificidade, determinada num grupo de doentes
com doenças pulmonares benignas (n = 526),é de 95%